domingo, 25 de dezembro de 2011

Traição, Exclusividade, Relacionamento... Concepções Construídas?

Assisti um entrevista da Sexóloga Regina Navarro Lins no programa Roda Viva (29/08/211)
No qual ela entra numa questão muito interessante, que vale a pena ser discutida aqui.
Existe traição?
Será que o relacionamento, como conhecemos atualmente, é algo bom ou apenas mais um construção social que ao longo do tempo será desconstruída dando espaço para o surgimento de outros comportamentos?
Estou entrando nesse debate a partir da premissa de que, geralmente, no BDSM já esta havendo essa desconstrução da propriedade, da posse do ser humano.
O maior erro que podemos cometer, na minha opinião, é ao entrarmos em um relacionamento a dois passarmos a considerar o outro como nossa propriedade. Será que somos propriedade do outro? ou temos autonomia para decidir o que fazer?
Outro ponto bastante interessante é a questão da traição. Será que ela realmente existe ou é mais uma das construções de uma sociedade machista? Porque a traição masculina é sempre relevante, mas a feminina é condenável? Se houver a desapropriação do parceiro a traição será algo grave que nos afete? Será que se nós não consideramos o nosso parceiro como algo exclusivo acreditaremos que exista traição?
Essas são questões que devem ser consideradas, partindo da premissa de que a sociedade está passando por um processo de mudança de costumes.
Mesmo sendo a traição algo moral, o qual nos impede de nos relacionarmos com outros por questões de exclusividade e pertencimento do outro, não podemos desconsiderar um ponto importante, que são as DST's, porque esse impedimento é algo material.
Mas fora essa questão material da DST, está mais do que na hora de ser pensado na libertação do outro e de nós mesmo. Porque atualmente os relacionamentos são baseados nas questões de que temos que encontrar a pessoa perfeita, que irá nos completar e que seremos felizes para sempre, mas sabemos que dadas as circunstâncias humanas isso não é possível, porque não somos perfeitos. E é por conta dessa idealização do casal perfeito que nos frustramos e chegamos a conclusão de que aquele relacionamento não deu certo e partimos para outro onde faremos a repetição dos mesmos conceitos. 
Bem, essa é uma questão amplamente discutível e que eu gostaria REALMENTE de que os que leem ou acompanham o meu blog comentassem e participasse dessa discussão.

Deixarei aqui o link para que possam também assistir a entrevista, vale a pena ver

Nenhum comentário: